Trabalhei como gestor de uma empresa de Atendimento Pré-hospitalar (APH) durante um longo tempo e tinha como uma das minhas atribuições realizar seleção e recrutamento de enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas. No mesmo ambiente de trabalho, também fazia preceptoria de estagiários no final de suas graduações, situação que me proporcionou conviver com “futuros médicos” e futuros enfermeiros” com os mais variados perfis.
Todos os dias recebia dezenas de currículos via e-mail, muitos pedindo uma chance para o sonhado primeiro emprego. Ouvia muitos reclames típico dos recém-formados, do tipo: "Como vou ter experiência se ninguém dá oportunidade?"
Pois bem, eu e outros colegas recrutadores tínhamos uma inclinação por contratar recém-formados talentosos, aqueles que tinham uma boa bagagem acadêmica e qualificações específicas para atuarem em APH, um universo tão desafiador até mesmo para profissionais experientes. Geralmente esses talentosos recém-formados se tornavam excelentes profissionais de APH!
Sendo assim, deixo essas valiosas dicas a você estudante de curso técnico ou superior que deseja um emprego em APH:
• Capriche nas matérias de base: anatomia, fisiologia, bioquímica, farmacologia, etc. São essas que lhe farão entender o porque de um monte de coisas que podem acontecer com seu paciente quando estiver com ele, frente a frente, dentro de sua ambulância.
• Consuma boa leitura sobre o tema: o APH é um campo muito vasto e dinâmico, sempre tem uma atualização pra ler! Fique atento a novas publicações e as devore!
• Participe de Ligas do Trauma caso sua faculdade tenha uma: agrupar-se com colegas com afinidade pelo tema será valioso para reforçar o aprendizado.
• Faça bons cursos de extensão, imersão e selecione com carinho as suas atividades complementares: o portal Mãos que Salvam veio para te direcionar nesse sentido, oferecendo capacitações em temas de grande relevância para a formação de um futuro emergencista.
Venha estudar com a gente! Tenho certeza que você vai impressionar seu recrutador!
Profº Renato Chagas
Vamos falar sobre prestar socorro e a possibilidade sermos responsabilizados leg...
→ Leia mais...A enfermagem forense é uma especialidade inovadora e em evolução, que busca at
→ Leia mais...Sabia que a hemorragia é a principal causa de morte na vítima de trauma? E mais...
→ Leia mais...